domingo, 5 de fevereiro de 2012

COERÊNCIA

Quem me conhece sabe o imenso interesse que tenho pelo ser humano. O nome desse blog vem exatamente desse interesse pelas pessoas. Suas dúvidas, questionamentos, comportamentos, alegrias, conquistas, insatisfações, buscas, perdas e tudo que envolve esse universo fantástico.

As redes sociais vieram proporcionar uma oportunidade ainda maior dessas observações. Nas redes existe ainda a possibilidade da colocação de textos (criados ou copiados), imagens, músicas, fotos, divulgação de eventos ou dos próprios atos e pensamentos.

Sem dúvida uma excelente forma de comunicação instantânea também. Ferramenta de trabalho e informação sobre interesses e preferências pessoais inquestionável. A opção é nossa sobre quais assuntos desejamos nos informar, quais veículos de informação queremos seguir, quais associações nos interessam.

Também excelente arquivo de imagens. Podemos perder o pen drive, o DVD, o notebook que nossas fotos lá estarão. Mesmo que ninguém saiba que aquele passeio ou viagem ou festa em que estivemos podem ter sido patrocinadas e todo mundo acha que você é rico e folgado e só reclama da vida. É o preço da exposição de cada passo que damos e divulgamos nas redes.

Dias atrás postei em uma rede “se tudo que se escreve sobre fraternidade, solidariedade, família, prioridades, preconceito, justiça social, fosse aplicado na vida real, certamente teríamos uma sociedade mais justa”. Ainda acho que cabem sim, deúncias, mobilizações, indignações, e já foi demonstrado que de forma equilibrada e civilizada, temos bons resultados. O humor, de qualidade, também é bem vindo.

Não. Não estou saindo das redes. Somente pretendo utilizá-las com propósitos definidos. Portanto, utilizando bem menos. Uso como ferramenta de trabalho, para me manter informada de assuntos de meu interesse, para acompanhar pessoas e personalidades que admiro e tenho afinidade com o conteúdo do que tem a dizer para manter contato com pessoas que quero bem e ainda não estão inclusas no bom e velho e privativo MSN.

Sempre temos o telefone, menos econômico. Mas ouvir a voz de um amigo, de um familiar, por mais rápido que seja, pode ter um efeito muito maior e melhor.

Com certeza o tempo economizado também será muito mais útil no trabalho, nos estudos, com família e amigos na vida real, com livros, filmes e para quem quer realmente trabalhar por uma sociedade mais justa, o trabalho voluntário.

Nada, absolutamente nada contra a tecnologia, nem contra as redes. Somente uma visão diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário