Terminamos um ano. Iniciamos outro. Encerrei um ciclo. Mais uma jornada de trabalho encerrada. Gratidão. Pelo aprendizado pela convivência. Erros, acertos, dúvidas e certezas.
Certeza que doar sem esperar nada em troca é o melhor caminho. Colocar verdade em cada fala, em cada atitude. em cada discussão, em cada gesto de carinho é o refresco que traz alegria.
Por característica pessoal, por aprendizado, por necessidade, pelas alegrias, sou sim competitiva. Competitiva comigo mesma. Preciso saber que fiz o meu melhor. Não disputo nada com ninguém. A disputa é comigo mesma. A satisfação do acerto é minha. o erro é para que eu tente fazer mais e melhor amanhã.
Nessa etapa que encerro convivi com gente, com jovens, crianças, adolescentes. Dei o meu melhor. Espero ter acertado. Falei para cada um que espero encontrá-los pelos caminhos da vida transformados em bons cidadãos, bons profissionais. Falei que aprendi que tive exemplos na vida que quando alguém chama a nossa atenção, briga, discute,alerta, questiona...essas pessoas ainda acreditam em nós...sabem que podemos fazer mais e melhor. A preocupação deve vir quando ninguém mais se importa com o que, e como podemos fazer. Que tudo está sempre em nossas mãos.
Na roda da vida aprendemos com alguém. Família, professores, colegas. Simplesmente "passamos o bastão". Talvez em um futuro não muito distante, alguns destes que hoje aprendem, venham a nos servir. Médicos, engenheiros, advogados, administradores. E o ciclo continua e continuará, até que eles passem para os próximos.
Desde o primeiro dia tinha um projeto pessoal de saber o nome de todos. Férias, final de ano, alunos novos. Não deu tempo. Mas alcancei um número significativo. Comigo mesma. As metas que eu mesma determino para mim. Mas, com exceção dos que chegaram agora...os rosto, a voz, as "artes", a timidez daqueles que deixaram para pedir um beijinh e um abraço hoje, na despedida...muito...muito próximo de cem por cento.
Carinho real e verdadeiro por cada um. Os mais próximos, pelos mais diversos motivos, sabem disso. Os que não sabem ou não acreditam ou não tiveram tempo de descobrir, talvez um dia a vida mostre.
Eu realmente acredito que cada um tem muito a oferecer, a crescer. Cada ma dessas cabecinhas e corações, tem sonhos. Espero que façam o máximo para alcançar.
Tudo, tudo, tudo de melhor para cada um. Um desejo imenso, que não consigo colocar em palavras, que sejam muito, muito felizes. Um abraço gigante. Já com saudade.
Tia Mara
Nenhum comentário:
Postar um comentário