sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tolerância zero

Situação da semana.
O que dizer para uma pessoa (cliente) que chega ao caixa de um estabelecimento, sendo o último a ser atendido. Tendo a sua disposição 4 pessoas para atendê-lo com toda paciência e cortesia do mundo. Além do sorriso no rosto.
Esse frequente cliente (sempre último, sempre atrasado, sempre vagaroooooooooooooooooso) olha para você calmamente e diz bem vagarosameeeeeeeeeeeeeeeeeente.
"Noooooooooooooossa! Que calor! Que preguiça de ir até o carro! Que preguiça de dirigir! Ter que chegar em casa! Guardar o carro!"
Todas pacientemente escutando, querendo receber e querendo ir embora.
Alguém se manifesta:
- O senhor quer trocar?
- Como assim? Pergunta o cliente.
Resposta de um das atendentes (com sorriso enrustido das demais colegas vibrando antecipadamente).
- Nos estamos aqui desde as 13:30 , derretendo de calor. Sairemos daqui em breve (mais ou menos 22:30) e correndo para não perder o ônibus (algumas tres ônibus), eventualmente lotado e praticamente sem nenhum movimento na rua.
Tudo foi dito bem delicadamente e com sorriso o rosto.
Resposta do sorridente cliente.
- Não, não.
-Pensando melhor, temos o habito permanente de reclamar.
Cliente sai sorrindo, bem atendido e satisfeito.
Atendentes se dobrando de rir.
Será que isso é um caso de tolerância zero.
Mas que foi óóóóóóóóótimo. Foooooooooooooooooooi!

2 comentários:

  1. Tolerancia zero! Nao de forma alguma.
    Em certos casos, ou melhor em quase todos a forma é o meio que conduz a mensagem para a percepçao do ouvinte, sendo na maioria das vezes mais importante do que realmente esta sendo dito.
    Que bom seria se todos ouvissemos independentemente da forma. Ou que bom seria se as formas fossem todas mais gentis aos nossos ouvidos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou da seguinte opinião, que me perdoem os que discordam: tem funcionário atendendo pessoas em vários estabelecimentos e esse povo parece que está debaixo d' água para atender. Lerdeza pura. Adorei o blog, virei fã. Agora aguenta hehehe

    ResponderExcluir